Morreu no início da tarde desta segunda-feira a professora Maria Zulmira Mariano da Rocha, 101 anos. Ela estava internada desde agosto no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. A causa da morte ainda não foi confirmada.
Maria Zulmira era nascida em Caçapava do Sul e foi casada com o reitor fundador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) José Mariano da Rocha Filho. O casal teve 12 filhos: Maria de Lujan, Mariana Giselda, José Mariano da Rocha Neto, Raquel Francelina, Júlio Rafael, Patrício Augusto, Maria Izabel, Zulmira, Ricardo Henrique, Eugenia Maria, Francisco José e Antônio Manuel.
A caçapavana era formada em Geografia e foi docente na universidade, onde trabalhava no Departamento de Geociências.
Maria Zulmira também se envolveu com o Museu Educativo Gama d'Eça, desde o início da organização, além de ter sido presidente da Associação dos Amigos do Museu Educativo Gama d'Eça. Além disso, durante todo o período em Mariano da Rocha esteve à frente da reitoria, ela participou ativamente da organização do Natal dos Filhos dos Operários da UFSM, que tinha festa e distribuição de presentes para os pequenos. A professora também se destacou na luta por recursos para a construção da Creche da UFSM, a atual Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.
*Aguarde novas atualizações